terça-feira, 28 de agosto de 2012

Este lugar...também é vosso


Voltar de novo a este espaço
onde no Verão eles brincavam
saltitando de alegria com outros meninos, 
mergulhando como gente grande 
felizes e contentes 
como se a piscina  fosse algo majestoso
um brinquedo único, misterioso,
gigante, imprescindível e maravilhoso.

Que fascínio, que encanto, que ternura
vê-los assim satisfeitos 
num corre corre seguro
sempre alegres e contentes.
Mas o tempo passou,
tudo mudou e hoje não são eles
mas outros os meninos
que brincam e mergulham na piscina
que também foi deles antigamente.

- Olha mãe, vê este salto!
- Cuidado - gritava eu preocupada.
E ele saltava e ela também e eu sei que naquela altura
a piscina era o encanto das minhas crianças.

Como ontem, hoje outras crianças 
brincam como vocês o faziam antigamente.
Outras mães, outras avós zelam por elas
e ao longe eu olho com espanto o frenesim,
e invejo e admiro atenta todo o movimento.

O tempo passou,
mas de repente parece-me que voou
ou então que parou
não entendo como,
mas sinto que estamos ali juntos novamente,
eu, vocês, a piscina, os saltos e a brincadeira.

- Olha mãe, olha este salto, melhor ainda que o outro!
E eu fecho os olhos, ouço-o,
respondo-lhe,
digo-lhe que sim.
E vejo-o a atirar-se,
vejo-o ali,
e a ela também a vejo, sorrindo feliz.

Vejo-os como se estivessem comigo
neste espaço lindo que foi  nosso,
tão intimo, tão familiar, amigo e prazenteiro,
neste espaço que existe ainda
mas que como nós também mudou.

Fotos do Google

Sem comentários: