terça-feira, 23 de abril de 2013

MISSÃO IMPOSSÍVEL:)


Missão impossível!
Escrever um texto, alegre, que faça sorrir. 
Mas sorrir ou rir? É que ambas as coisas não são a mesma coisa, ou serão? Penso que a diferença está no som e no modo facial. 

Escrever algo que seja alegre, agradável à leitura, que disponha bem, simpático e bem-disposto, tanto para mim que vou escrever como para quem for ler o texto.

Não sei se os textos para serem alegres e risonhos se enfeitam com flores e sol, se com chuva e neve branca, se se inventam abraços amores gratos sempre com beijos e enleios, se crianças cheirosas nos braços. 

Mas tenho que escrever algo que ao ser lido respire som de riso, alegria aos montes, seja engraçado e faça sorrir alguém por uma vez. Que desgraça a minha! Penso que não sou capaz.

Fartei-me de pensar toda a semana. Matutei em tudo, até no mais improvável, e juro que não encontrei graça em nada. Achei que nunca o conseguiria, nem que me pagassem por cima. Tentei, escrevi vários textos, mas foram todos parar ao lixo. Eram tristes e enfadonhos.


O último contava a história da Clara e do Ricardo, amigos desde meninos que, tendo crescido juntos, se gostavam muito. Porém um dia, por conta da crise, um deles foi com os pais para França. Veio a tristeza da despedida, a espera do verão para se tornarem a ver. O regresso dele no verão à terra, era sempre algo fantástico e, um ano, como o tempo voou, a Clara era já uma bela rapariga e o Ricardo um homem feito. 
Quando se viram nesse ano, ambos pensavam na mesma coisa. Queriam mais, muito mais que os beijos e abraços que se davam sempre, e os seus olhares gulosos diziam-lhes isso e tudo o resto que não falavam, …ah, mas rasguei-a, não gostei, repentinamente não previ um final sorridente para esta história. Nela alguém, com certeza, iria sofrer. 
Ela, desatenta pela paixão, ficaria grávida. O pai, mesmo que ambos os desejassem, nunca a deixaria partir com ele. E os estudos, e o curso? Ricardo já tinha uma namorada em França…Só embrulhadas, desgraças, a vida…E de novo desisti.

Então pensei nos vizinhos, nos amigos, nos solteiros e casados, pois talvez me inspirassem. 
Nos noivos que nunca casam. 
Naqueles que não sendo nada um ao outro, vão namoriscando e fazem tudo e muito mais que alguns solteiros unidos de facto e até que muitos casados, coitados. 
Pensei numa história de amantes, ou num casamento feliz coisa invulgar e pouco usual hoje em dia, mas desisti. 
Nada disto me faria sorrir a mim que sou carente, como poderia fazer sorrir outras gentes? Coisas vulgares e sem graça. 
Desisti novamente. Que estopada tamanha. Bolas, estava a ficar cansada.



Imaginei escrever sobre um poeta famoso, inventado por mim, um aventureiro célebre, um guerreiro…mas não foi fácil. Escrevi, mas deitei fora. Nada nele me fez sorrir. Todos os poetas são tristes e marcadamente com traumas e vícios e este não fugia à regra. Morrera cedo, marcado pela desgraça dos amores não correspondidos e da cachaça.

Pensei na vida do campo, nas cidades, nos bonecos animados, nas pessoas que passam muitas vezes por mim, quase sempre sérias e apressadas, e não lhes encontrei qualquer fonte de inspiração.

Imaginei-me numa ida ao ginásio, em que me desaparecesse tudo, e nua depois do banho, sem ter nada para vestir, tivesse que arranjar forma de não sair desnudada para a rua. Iria presa com certeza e isso, a mim, não me faria sorrir.

Pensei em filmes cómicos, nos filmes de amor, aqueles em que tudo são flores, depois passam a obscuros, mas terminam sempre bem. Naqueles em que todos se amam muito e no fim tudo acaba em beijos e abraços e o público satisfeito vem para a rua com lágrimas nos olhos: isto só para me inspirar, mas francamente não deu. Desisti antes de começar, e os dias a passar, e eu sem imaginação.


Pensei em histórias infantis, em criar bonecos com vida que transmitissem algo positivo ao mundo, que deixassem uma mensagem interessante na minha história, que me fizessem sonhar e quem sabe sorrir. Mas não consegui inventar nada que pudesse fazer alguém rir. Neste capítulo sou péssima e penso que tudo já foi inventado e dito, o resto é palha em que as crianças acreditam, porque são puras e crédulas. 
Mas, com isto tudo, eu continuava aflita sem texto escrito.

Imaginei misturar algumas histórias infantis, e construir uma história singular. Casar a Branca de Neve com o Pinóquio, a Alice do espelho mágico com o Príncipe de orelhas de burro, deixar as irmãs da Cinderela a trabalharem para ela, que feliz casaria com o Príncipe, futuro rei, do seu país. A avó do Capuchinho Vermelho viajaria até à América, num barco a vapor, e encontrava por lá um seu irmão que para lá viajara há muito tempo. Que bom matar saudades e assim por lá ficou. 
Em seguida veio-me à cabeça o lobo mau e aí pensei no Sócrates, no Passos Coelho e numa data de corruptos, embusteiros e trapalhões, nos seus comportamentos e desisti.
Escrever esta história, eu que me vejo quase na falência por conta desses e doutros iguais a eles, nunca! E não o fiz. 
Que podia fazer com estes? Decerto teriam que nos comer, a mim, a nós, mais do que nos têm papado já, pois a avozinha partira havia tempo para a América e por lá ficara com o irmão. 
Chatice e assim desisti mais uma vez.

E continuei a pensar, pois tinha que escrever um texto e num repente encontrei-me a cogitar nas coisas que mais gosto e me fazem feliz. 
Assim, quem sabe escreveria algo que fosse alegre e fizesse sorrir. Eu gosto do amor que sinto em cada coisa que faço e adoro dançar. 

Dançar salsa e kizomba e semba, e tango, e dança do ventre…e só de pensar na dança o meu coração pulou e, atento, bateu mais depressa um pouco. Encontrei, era tarde…mas continuei.



Que bom dançar, rodopiar pelo salão, soltar o corpo e esquecer o resto do mundo, o bem e o mal, prender-se ao comando do par e girar, deixar-se simplesmente conduzir e circular sempre sem parar, fazendo com o nosso par piruetas fascinantes. 
Deixar o corpo liberto, sem saber para onde vai, mas ir com ele num rodopio constante, elegante, sedutor, quente e charmoso. Um sentir que, me alimenta a alma, me aquece o corpo e transforma inteira noutra pessoa. 
Dançar até que o coração me pule do peito e o suor me molhe a alma, o rosto e o corpo por completo, me console sempre em cada volta e reviravolta fazendo-me sorrir sempre.
Na verdade quando danço, mesmo cansada, rio, sorrio sempre.

Mas escrever um texto sobre dança? Já era tarde para tanto. 
Por acaso o meu professor de dança, quase há seis anos, chama-se Pedro, é o Pedro Pinto, bailarino, e eu gosto dele como se fosse meu filho. Tem uma escola de dança e dança como se fosse uma pena. 
Leve e solto mexe o corpo com a ligeireza com que o pintor pincela a tela dando-lhe forma, luz e cor. Conduz com muita elegância e destreza e com ele eu dançaria todos os dias indo até ao fim do mundo, se as minhas pernas, danadas de pesadas, mo permitissem. Ufffa …tristeza!

Por acaso o Pedro dança? Sim o Pedro Chagas? 
A vida não são só palavras, e os textos podem escrever-se sem elas. Então, vamos a uma salsa? Vá, venha, ou não lhe convém o par? Sabe, eu danço bem, sim, sei que o faço melhor que escrever textos alegres, com os blocos todos corretos. 
Desculpe-me, por favor, o atrevimento e a minha sintaxe incorreta.

Já sei, não gosta de dançar! Mas eu gosto e vou continuar até poder girar, mesmo que as pernas me doam, porque a dançar sorrio sempre.

Inês Maomé





Sem comentários: