quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Meio perdido na Suiça

Aquele telefonema já noite dentro apanhou-me de surpresa, mas este não era nada agradável deixou-me assustada, perplexa, de pés e mãos atadas, de facto sem saber muito bem o que dizer ou fazer ali no primeiro contacto, naquele momento senti o chão fugir-me debaixo dos pés.

Perdido numa cidade enorme da Europa (Suíça), sem dinheiro, sem telemóvel, sem conhecer ninguém, sem ter onde ficar, abandonado numa estação de comboios qualquer, o que lhe restava era dar-me um toque e falar comigo, e num ultimo grito de desespero dizer toda a verdade , dizer :- não sei que fazer, estou só, não tenho onde ficar, tenho medo, que vou fazer agora - e eu deste lado, meio paralisada e arrefecida pelo susto que me congelou de imediato, tentei inventar soluções todas improváveis, pois o mais certo era ele ter pela frente dias de falta de abrigo, longas caminhadas, frio , fome, e muita solidão.

Embrulhei tudo isso, e atirei para bem longe essas certezas, ou não, pensei que tudo isso podia ser pura imaginação e resolvi dar-lhe força, dizer-lhe que muita gente naquela hora estava muito pior que ele, e outros antes já lutaram por idênticas causas e conseguiram. Nada se consegue sem muita luta e muito sacrifício e há muitos anos atrás, atravessando montes e vales pelas noites cerradas, outros jovens para fugir á guerra do Ultramar e, ou, para trabalhar no estrangeiro como ele agora, e passar para lá clandestinamente, passavam martírios que só eles sabem, e de facto a maioria conseguia lá chegar.

Espero que ele consiga, sobretudo provar a ele próprio que se quiser é capaz de tudo, basta querer muito e lutar por isso.

Também perante os outros vai sentir-se orgulhoso e feliz , mas até que isso aconteça ainda tem um longo caminho a percorrer, muita fome que passar e quem sabe muitas noites sem dormir . Quem sabe muita vontade de desistir e fugir dali e nunca mais voltar, e isso é o pior erro, que desistir de uma batalha, é pior que a perder.

-Onde quer que estejas estarei sempre contigo, a minha voz, as minhas palavras de apoio estarão sempre contigo, pelo menos o teu espírito não estará com fome nem só, e sei que vais conseguir porque és forte e esta será a prova que precisavas para saíres desse canto cómodo onde te refugias desde pequeno, mais á tua vida madrasta e malvada.

-Agora estás na verdadeira luta e espero que venças esta batalha, porque a tua guerra terá muitas mais batalhas, esta é simplesmente a primeira, e eu quero que sejas um vencedor !


-Por favor não desistas .

Infelizmente soube mais tarde que desististe....

Será que vale a pena gostar de alguém assim, que nos consome, e destroi os sonhos...

Fotos do Goggle

Sem comentários: