domingo, 10 de outubro de 2010

25 anos da Estudantina Universitária de Coimbra

O trinar das guitarras e das violas, o som inconfundível do fado e das canções de Coimbra, chegaram aos meus ouvidos como uma bênção, e um sopro de ar fresco... !
Durante duas horas estive calma e atenta, mais ainda, estive feliz e contente, ouvindo vozes e acordes que deliciosamente me fizeram recuar no tempo e recordar as minhas vivencias de estudante! Todas as pessoas que mais amo estavam ali, e também o meu sol,( meu filho) e a sua companheira, o que deixava ainda mais feliz!

Tudo estava  harmonioso, correcto,  perfeito e com ar muito saudável!                                                   Lindo!                                                                  
Como teria gostado também de ter participado em todo esse tipo de actividades estudantis, se me tivesse sido permitido, e se elas existissem no meu tempo de estudante, nesse frenesim  que me aquece a alma, e me faz transbordar de alegria! Mas nessa impossibilidade,  revejo-me agora em tudo o que ela faz, com uma emoção redobrada, na minha lua como lhe chamo para mim, essa filha  que amo tanto, que me acalma (como o luar que olho) e que tanto me orgulha,  que fiz questão de gravar para sempre na minha pele, junto com o meu sol (o meu filho) talvez porque sou um pouco louca!

Ela é uma apaixonada da vida académica, está presente em tudo, e ontem lá estava a familia, convidada por ela, a acompanhar o espectáculo de comemoração dos 25 anos da Estudantina Universitária de Coimbra, para  a apresentação de um novo CD duplo, com gravação em directo do mesmo, para  um DVD, naquela sala de espectáculos, Gil Vicente, como ainda lhe chamo, cheia de massa estudantil, e familiares, sempre com o mesmo entusiasmo, a mesma alegria, a mesma vontade de estar presente!
Uma emoção extraordinária, mas ao mesmo tempo, uma  calma e uma serenidade, que há muito não recordo sentir em momentos de reunião com tanta gente junta, talvez porque ali  senti  e vivi momentos muito unicos, sinceros, diferentes, talvez porque um outro tempo, uma outra idade se aproxima e toma conta de mim... !

A Estudantina festejava este aniversário com a energia e vigor próprio dos estudantes, a mesma irreverência conhecida de sempre dos estudamtes da  massa ACADÉMICA, que se apresentava vestida de gala,compenetrada,  muito competente, mais sábia, mais adulta, para o lançamento de mais um CD,(25 Anos de sonho e Tradição) apresentando este espectáculo, fazendo a gravação do mesmo para fazer um DVD inédito, que vai com certeza ser um exito! Estavam todos lindíssimos, com o seu traje de gale,  mais bonitos que nunca!
E o palco com o trabalho de luzes cruzadas e diversas cores, resultou em peno !

Acompanhados primeiro pelo Orfeão Académico de Coimbra, e mais tarde por  Victor Jara, entoaram e tocaram  fados de amor, originais, sempre divinalmente,  alguns com a irreverência estudantil habitual, que me transportaram em sonhos, me deliciaram  a alma , me fizeram voar de volta a uma  juventude longínqua, que eu  revivi de novo ali como se o tempo tivesse recuado anos!
Envolvida nesse sonho meio realidade, desejei com muita força, toda a força que me era possível, olhando sempre para aquele jovem, para quem ela e eu olhavamos intensamente, porque ambas lhe queremos muito, cada uma a seu modo,  que todos os fados que cantava como um rouxinol, que tudo aquilo que ele dizia cantando, fosse  para sempre verdade, para ele e para ela ....!

E  bem fundo de mim, constantemente, desejava sem pestanejar um instante, que juntos fossem para sempre muito felizes … Foi esse o voto muito intenso e forte que  pedi ali em silêncio para ambos,  que fossem eternamente muito mais felizes do que eu, que a felicidade é sempre pouca, e quem canta e toca assim, deve ter uma benção  e   ter  muita coisa boa para dar, que eu sei, ela terá muita para oferecer em troca !!

Foi um deslizar encantador de fados e canções de  Coimbra e de histórias da Estudantina! Anos que voam, canções e histórias  eternas que ficam e serão  contadas, cantadas e revisitadas eternamente, por todos os estudante que virão e que continuarão a dar alma e corpo á Estudantina Universitária de Coimbra!

Não foi possível para mim deixar aquela sala sem que as lágrimas me bailassem nos olhos, me inundassem o rosto, me magoassem a alma,  porque me é sempre nostálgico recordar os tempos de estudante !
A altura  em  que, de uma vez por todas,  se deixa a vida de estudante boémia ou não, e se parte para um outro mundo …,  ao encontro de uma outra vida, uma realidade bem mais dura, a do trabalho, da familia,  no coração de cada jovem que estudou  em Coimbra é sempre triste e nostálgica!
No coração de cada estudante que passa por Coimbra  fica um marco, que a história nunca mais deixa que se gaste, e a vida se encarrega que cresça e se embeleze com o tempo...!

A noite de ontem guardá-la-ei no baú das minhas memórias e para recordar, aqui deixo a que considero a balada do adeus a Coimbra, original da ESTUDANTINA,  mais bonita de todas... !

BALADA DA DESPEDIDA DO 5ºANO JURIDICO

Sentes  que um tempo acabou
Primavera de flor adormecida,
Qualquer coisa que não volta que voou,
Que foi um rio, um ar , na tua vida.

E  levas em ti guardado
 O choro de uma balada
 Recordações do passado
O bater da velha cabra.

Capa negra da saudade
 No momento da partida
Segredos desta cidade
 Levo comigo p´rá vida.

 Sabes que o desenho do adeus
 É fogo que nos queima devagar,
 E no lento cerrar dos olhos teus
 Fica a esperança de um dia aqui voltar
 
E levas em ti guardado
O choro de uma balada...
... 
....
Capa negra de saudade
No momento da partida....
 

  De:    António Vicente/ João Paulo Sousa/ Rui Pedro Lucas (original da Estudantina   Universitária de Coimbra)

Sem comentários: