quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Camila visita Pia

 O que lhe importava era que a filha fosse feliz. Mas se verificasse que não era, teria que interferir.

No dia seguinte Camila constatou que Giullia estava muito fraca. Estava com 86 anos, muito lucida, mas muito débil. Quando esta a viu chorou muito, e foi difícil fazer com que deixasse de chorar. Ao contrário do que era de esperar, quando Pia lhe falou, um pouco mais tarde do menino que Camila lhes ia dar, sorriu de felicidade comentando:

-Era do que estava à espera, agora já posso ir, ohm não, primeiro quero ver o nosso menino.
Camila comoveu-se, afagou-a, beijou-a na testa, e disse-lhe:

-Tens que fazer tudo o que Júlio te manda, para isso acontecer, e saíres daqui depressa e boa. Quero que cuides do nosso “menino “.

Deixaram Giullia a descansar e foram fazer os exames de Pia.
Júlio foi incansável, toda à tarde.

Enquanto Pia e Júlio estavam nesses exames , Camila aproveitou e comentou com Reina tudo o que soube acerca de Alberto do tempo de solteiro, que Diego lhe tinha contado:

“De ele ser namoradeiro (coisa que não a admirou nadinha), e muito apaixonado, tão mandão e possuidor e com um feitio esquisito que teve várias namoradas e nenhuma ficou com ele por não o suportar.
E a ultima, que teve uma grande paixão por uma mulher, que morreu de acidente.
Camila contou a Reina que desconfiava que aquele quarto fechado na sua, casa devia conter coisas dessa mulher, e que desde que soubera desse caso só queria esquecer, ter o filho em paz, mas depois havia de descobrir o que estava naquele quarto”. Dizia ela:

-Agora quase  percebo porque não conduz a mãe e não me deixa conduzir a mim. Mas será que sou parecida com ela? Será que me ama mesmo? Será que é nela que pensa quando faz amor comigo? Diego disse-me que ela foi uma grande paixão dele.

-Não penses nisso. Claro que te ama. Ele adora-te, mas se te voltar a fazer mal, possuído seja pelo que for, se te violar ou violentar fisicamente, tens que o chamar à razão e dizer-lhe que não pode ser assim.
Se for preciso, não to disse na tua casa, mas aqui vou dizer-to com franqueza, vens-te embora.
Deixas a casa dele, e a ele que te maltrata. Mas creio que isso não voltará a acontecer. Vais manter-me informada que dar-te-ei todo o meu apoio.

- Não sei se serei capaz de viver sem esse homem. Pensar que teve outras mulheres na vida antes de mim, que pode ter desejado e amado alguém mais que a mim, é um sofrimento que custo a suportar.
Pensei que as suas mãos ao tocarem o meu corpo, não tinham termo de comparação, como as minhas que nunca se afundarem nem se perderam por mais ninguém.
Como fui terrivelmente ingénua minha amiga.

Sem comentários: