domingo, 12 de setembro de 2010

Injustiças

Ser maltratado, injustiçado, desacreditado perante o mundo, por situações confusas, complexas, que realmente não se cometeram, ser-se punido injustamente, descriminado, injuriado, e castigado, por  actos que realmente não se praticaram, mas que se encontram distorcidos e não existe maneira de se mostrar a verdadeira face, é de uma desumana crueldade!
Cria no homem um sofrimento sem tamanho, uma revolta sem limites!
Acusado de actos  crueis, contados com os minimos detalhes, muitas vezes contraditórios, que testemunhas se prontificam a jurar ser a verdade, descrevem como sendo reais, com toda a convicção, que comprometem seriamente a pessoa, ainda que em plena consciência ela, mas só ela tenha a certeza absoluta nunca  ter praticado tais actos como muito menos como são descritos!
 Perante a lei, e os jurados, demonstrar que aquele enredo é falso, e  que o que foi testemunhado não é verdade, é dificil, impossivel, é vil e traiçoeiro, por não ter provas aceites como reais! Não basta a palavra do homem, ele tem de ter testemunhas, e pode não as ter, simplesmente porque numa certa altura pode ter estado só, e a sua palvra não basta!

A falta de provas absolutamente concretas, resultam muitas vezes na acusação de alguém que realmente é inocente e lhe destroi a vida para todo o sempre!
Assim como se pode não incriminar e inocentar uma pessoa, se a sua defesa for  bem estudada e muito bem argumentada !

Transformar situações de forma a torná-las de irreais e pouco prováveis, em autênticas e medonhas noticias que enchem revistas, jornais e TV , existem, e elas são capazes de destruir e castrar vidas,  de aniquilar famílias, dignas de filmes de terror.
Estas situações vivem-se e  infelizmente cada vez mais, bem perto de todos nós!

A injustiça existe, é real, destrói famílias, aniquila-as completamente pois todos eles são vitimas, o vitimado e a familia!

Castigam-se os assassinos, os ladrões de bancos, os vigaristas…., todos aqueles em que o crime evidencia o delator, mas há tantos casos em que  tudo se arrasta, e por falta de provas, ou porque as que existem não se consideram como tal, tudo fica como está … á espera !!!!!

É incapacitante ter-se a certeza de que se é acusado de algo que não se fez e não ter forma de provar exactamente, com toda a certeza e ao rigor que nada se fez, e haver um grupo de pessoas vindos não sei de onde, que de memória frágil comprometa de vez o nosso julgamento e destrua para sempre a nossa vida ….!

Por outro lado, deixar em liberdade pessoas que cometem crimes bem planeados ou momentaneamente arquitetados, mas feitos de forma  segura sem deixar rastos aparentemente visiveis, que dificilmente é possível apanhá-los, mas quase garantidamente se tem a certeza de quem os praticou, e a justiça não actua, porque diz que as provas existentes não são suficientes. Parece um paradigma !

Se uma pessoa confia a chave de sua casa a uma emprega, sai de manhã e entra á noite, naturalmente quando chega, não anda todos os dias a conferir caixas, gavetas, gavetões…

São pessoas confiáveis, mas que fazer! A dona da casa precisa de trabalhar, e confia a sua casa e chave da mesma á empregada!

Coitada, é tão simpática, mas ficou doente…!
Náo pode ser, começa a andar doente , falta muto ao trabalho, mete baixa , até que um dia resolve que o melhor é deixar de trabalhar! Decide rescindir o contrato...

 Para levar a um casamento, a dona da casa, procura numa caixa um colar e não o encontra. Alarmada, dá uma olhada geral ás suas coisas e repara que despareceram várias peças!
Quem terá sido, se em casa tudo estava em ordem, não existiam sinais de roubo, vandalismo?
 Depois de feita queixa à PJ, e alguns inquéritos feitos, isso não deu em nada. A dona da casa ainda se sentou no banco dos réus por ter dado á policia o nome de uma pessoa, que nas férias da empregada ficou com a chave da casa porque também por lá passou a fazer limpeza...

Mais tarde, uns meses depois, quando foi a um baptizado a dona casa verificou, quando foi colocar um anel, que de todas as caixas, todo o ouro e brilhantes, de todos os locais especificos onde guardava as suas joias nada restava!
Tinham desaparecido todas as joias, e tudo o que era amarelo e se pudesse parecer com ouro desaparecera  numa limpeza confrangedora, sem deixar vestígios nem  nada desarrumado.
Entretanto a empregada  nessa altura já pedido rescisão de contrato, porque se sentia cada vez mais doente e passava a vida a faltar! Estava com uma depressão!
Alguém que supostamente, tinha que conhecer muito bem a casa, levou todo o ouro e brilhantes , deixando a casa muitíssimo alinhada e demasiado arrumada!

Situações diferentes mas de alguma forma semelhantes e injustas!
Num caso é-se castigado porque as provas indicam que o  individuo fez algo que realmente não fez e o individuo não consegue provar o contrário, no segundo caso, o furto, alguém, que só pode ser quem tinha as chaves da casa e a conhecia muito bem levou as jóias todas, mas não há filme, o cão não fala, e portanto não há provras do ladrão a sair com elas de casa!
Impressões digitais a policia não tirou, pois disse que não valia a pena.
O Ministério Publico feito o interrogatório não encontrou provas para seguir com o processo para Tribunal…, e o larápio vendeu as jóias , guardou o dinheiro e ficou impune, e a dona da casa deprimida e com as caixas vazias e arrumadas.... !

A vida é traiçoeira, e descansados nas nossas casas, nunca saberemos quando é que não teremos um dia destes, uma qualquer surpresa desagradável e medonha á nossa espera !

Assim vão as leis do nosso país, confusas, complexas, castradoras, injustas, e não perfeitamente imunes!

Ninguém está isento de se envolver nelas !

Eu sem nunca o ter imaginado, vi-me envolvida com a justiça e injustiçada, e comigo tenho uma prova que não consigo que aceitem ser a prova do furto, mas por DEUS juro que  é !

Sem comentários: