quarta-feira, 8 de setembro de 2010

As férias

Sem ter horas marcadas para nada, férias é o tempo de acordar de manhã, quando os olhos definitivamente abrem e decidem não querer dormir mais e despertos se aprontam para mais um dia de puro lazer!

Férias! Viver dias de preguiça intensa, fazendo o estritamente necessário: levantar, comer, tomar uns banhos também de mar claro, caminhar um pouco, ler, preguiçar bastante, e vaguear a mente por todo o lado, por tudo o que se passa á nossa volta insistentemente, vaguear igualmente pelo passado e perspectivar sem grandes nuances o futuro!

Pensar, é o que ocupa mais a nossa mente, mas sempre num estado de letargia completa, que o corpo relaxa infinitamente, e emerge numa preguiça profunda e completa, e o que impera é mesmo o descanso pleno!…

Chegado o final de um ano de trabalho nada de férias sem Sol, sem mar…Isso é impossivel de pensar!

É necessário sentir o dourado deixado pelo Sol na nossa pele, o cheiro do mar penetrar nos nossos poros, enterrar os pés na areia molhada e depois escaldá-los na areia bem quente da praia!

Não há férias sem os corpos suarem na areia estendidos ao Sol, ou a jogar á bola..., e irem depois á beira-mar num ritual constante, refrescar-se no mar…

…e jogar andebol, e ao prego, e as construções de areia, e as crianças que brincam com baldes e pás, e os jogos dos jovens, e as caminhadas á beira-mar, tudo isso faz falta para acabar o ano velho, e um ano novo começar…

Visitar museus, monumentos, cidades históricas, países turísticos…., tudo muito lindo, mas se não há mar, isso é outra coisa, visita de curso, visita de estudo, passeio turístico…, tudo o que lhe quiserem chamar, mas sem Sol e sem mar, não são férias para relaxar!

Esses passeios fazem-se de Inverno, quando o frio aperta, com neve, frio, de botas calçadas, casacos abafados, gorros, luvas e cachecois,…bonito decerto, mas não férias para o corpo e o espírito descansar, são férias para enriquecer a nossa cultura, conhecer o mundo....



Mas no Verão, devemos ter um tempo para passar junto ao mar, para o contemplar e admirar, e então voltaremos de férias renovados e frescos, cheios de força, que a energia que o mar nos dá e o Sol nos transmite é sempre positiva e ajuda-nos a recomeçar com mais animo o novo ano...e quem sabe capazes de arriscar e visitar um pouco do  mundo!

Sem comentários: