terça-feira, 10 de agosto de 2010

Os anos do Toninho

Diz sempre que este é o melhor e o mais importante dia de todo o ano!
Mais importante que o Natal, ou a Páscoa, que o dia de anos dos seus filhos, ou o dia de celebração de qualquer outra efeméride, importante mesmo, com direito a ser condignamente festejado, badalado, comentado, celebrado,  como o faz  Sua Alteza a  Rainha Isabel de Inglaterra,  com tudo a que tem direito!
É o dia de aniversário do Toninho!
Mal começa Agosto, ainda o dia vem distante já  se começa a falar nele, das prendas que irá receber...Gosta de fazer anos, de os celebrar, juntar os amigos, a família comemorar mais um ano de existência, festejar a vida sempre com alegria!
Lá em casa todos falamos dos anos do Toninho, a começar por ele claro, que é o primeiro a dar o exemplo, não vá alguém esquecer-se!
"Quem vai fazer anos quem é, o Toninho, pois é" !
E começamos nesta conversa mal começa Agosto, no minimo até meados, porque depois também se comenta, da mesma forma  o sucedido, "quem fez anos quem foi "...."o Toninho, pois foi"

E receber presentes pois então, que o Toninho gosta desta parte do aniversário!
Fazem  parte do ritual  as conversas e  reuniões familiares meio em segredo,  para se chegar á conclusão do que será a surpresa de cada ano, que cada vez  se torna mais dificil surpreender deveras o Toninho !
Quem não gosta de receber um presente, por pequenino que seja, abri-lo com carinho e com ar surpreso e em suspenso verificar o está lá dentro? E  se for um grande embrulho, quase gigante?
Nem sempre é o que se espera, mas muitas vezes são agradáveis e verdadeiras surpresas, as novidades que se revelam sob os nossos olhos….

De véspera, já repete mil vezes “amanhã o Toninho faz anos”!

Por vezes acontece que os amigos ao despique o acordam de manhã a ver qual é o primeiro a dar os parabéns! Mas isto só ás vezes, dependendo este fenómeno, do dia da semana em que coincide a efeméride.
Durante o dia chovem os telefonemas, emails, de todo e lado, de toda a gente, que o Toninho é amigo e bom companheiro!
E  quem é que não conhece o Toninho?Toda a gente o conhece, e sabe que ele é gente boa!

Não sabe é esta gente toda, que dois dias antes, já o Toninho, por lapso do paizinho dele que o registou com data errada, já recebeu alguns telefonemas de amigos que levados pela data que consta no B.I. lhe dá e muito bem os parabéns no dia 8, dia que realmente consta no seu BI como sendo a data do seu  nascimento!

Afirmando a mãe  que foi garantidamente no dia 10 que nasceu, foi sempre nesse dia que festejou o aniversário, ainda que a sério mesmo, tivesse de ter nascido muito mais cedo, pois andou na barriga da mãe  muito mais que os 9 meses, não fora na altura a destreza do médico tirá-lo de ceseriana, na altura coisa rara e perigosa, pois por força do destino ou de Deus, ele estava mesmo destinado a ter um longa vida rodeado de amigos.
Mas safou-se, estava escrito..."Salve-se a mãe que o filho salvar-se-á ou não", disse o médico, mas de facto salvaram-se os dois para contar a história....!
O jantar com o grupo de amigos, que não pode faltar e é sagrado!
Este jantar tem direito a discurso,  a espumante, bolo e velas, convidado especial para esse dia, e o local  á escolha do aniversariante. As prendas são sempre agradáveis surpresas, podendo ser barretes...!

O almoço restrito com os filhos e namorados, é sempre muito agradável, mais um dia de convívio ameno com mais surpresas e prendinhas…

E como a 13 de Agosto desde 1978 que faz anos de casado, continuam as comemorações que ultimamente se alongam até dia 15 com um belo repasto em casa de um amigo, que oferece por conta do feriado desse dia e de uma procissão que acontece nessa altura e que sempre me lembro de existir (Sr. Da Nazaré), por sinal...!

E é sempre assim que há muitos anos, 55,  se festejam os anos do Toninho, como sendo uma comemoração altamente importante, no dia mais esperado do ano, o dia de anos do Toninho!
Primeiro em miudo, com os pais, avós, tios, primos, outros amigos de então.
Depois outras pessoas se foram juntando ao grupo, á sua vida,  outras foram desaparecendo naturalmente, mas á sua volta  sempre  gente boa foi aparecendo, amigos, gente sadia, feliz, que é o que ele  precisa e merece ter a rodeá-lo para continuar  a viver e a sentir-se feliz ! O o Toninho merece ser feliz...!
 O Toninho não pode deixar de se sentir feliz, e realmente ele tem razão, para ele o dia dos seus anos é o mais importante de todos os dias do ano..."VIVA O DIA DE ANOS DO TONINHO"

Para o ano vou sugerir que se faça um cartaz com os  SEUS festejos, não esquecendo:

-dia 8
-dia10
-dia13
-dia15

A combinar:
   -almoço com a esposa
   -almoço com os cabras
   -almoço com os filhos e esposa (aniversário)
   -procissão na aldeia da Sr.ª da Nazaré
   -almoço convívio (casa do amigo)
   -passeio á tarde
   - Lanche no final

  Mas como o projecto é complexo,  tenho que pedir ajuda a algum consultor, pois quero que saia tudo mais que perfeito…perfeitissimo!!

Sem comentários: