sábado, 15 de outubro de 2011

Querida NÉ

PARA A MINHA QUERIDA AMIGA NÉ

Ainda no sábado passado estava feliz, ou fazia por isso, pois estranhamente não sentia qulaquer nervosismo, ou tensão fora do habitual, por imaginar que há tarde iria ser o lançamento do meu primeiro livro, no café Santa Cruz em Coimbra.
Decerto, estava um pouco na expectativa para saber se iria ter muita ou pouca gente a presenciar esse meu acto, mas nada disso transpôs para o meu corpo ou espirito, alguma inquietude capaz de me agitar em demasia.
Em contrapartida neste dia, como em tantos que viveste nos ultimos anos da tua vida, tu já estarias decerto em intenso sofrimento

Hoje, que gostaria de descrever aqui, essa minha tarde animada e feliz, ao abrir o jornal, reparo que tu Né, minha doce amiga, que conheci por acaso num ginásio e te tornaste minha amiga porque aos poucos fomos conversando as nossas vidas e preocupações, e assim nos fomos unindo, tinhas partido para uma longa viagem. Essa doença que há muito te devorava dia a dia um pedacinho, venceu-te, apesar de a cada instante teres tentado sempre como poucos guerreiros, levar-lhe a dianteira. Finalmente levou-te a viajar até ao descanço eterno.
Partiste sem dizer nada como tinhamos combinado, mas sei que o teu final deve ter sido tão penoso, que finalmente te esqueceste dos outros e te entregaste ao teu sofrimento, pois as tuas forças devem ter chegado finalmente ao limite. Foi sempre este o final dos grandes guerreiros que ficaram na história.

Atravessado no teu coração levaste o teu filho Afonso, aquele menino que era a tua vida e te segurou a ela todo este tempo, que foram anos de luta e intenso sofrimento. Afonso, fica com muitas saudades tuas, tantas quantas tu levaste dele, mas fica com o exemplo de uma mãe corajosa e valente como nenhuma outra, porque ele sabe que a sua mãe, TU, foste sempre incomparávelmente a melhor mãe, que ele poderia ter tido neste mundo, que não o abandonou nunca e ficará sempre com ele a vigiar e guardar todos os seus passos. Foste e serás sempre a sua mãe coragem, exemplo de força e valentia, mãe atenta e dedicada com um tão grande amor por ele, que perdurará para além da existência carnal. Tenho a certeza que estás e ficarás para sempre a olhá-lo e a protegê-lo, cada dia e em cada instante.

Onde estás, repousa agora em PAZ, mas não te esqueças de olhar também por nós, que todos precisamos da tua ajuda, da tua força. Orienta-nos para sermos como tu, orienta-nos a resistir até ao limite das nossas forças, pois tu foste capaz de as ultrapassar. E pede a Deus, agora que estás junto Dele, que faça com que o mundo melhor, pois a nossa vida por aqui é uma mera passagem.
Obrigada minha querida amiga, pela tua tão nobre passagem neste mundo, que a todos ensinou como devemos viver, aceitando com um sorriso o que Deus te ofereceu de bom e de mau.

Um dia ainda havemos de nos encontrar e conversar muito.
Beijinhos querida NÉ :)

Sem comentários: