sábado, 19 de junho de 2010

No meu regaço

No meu regaço vazio, resta o calor do aconchego que te dei e deixaste de menino.
Arredondado e doce, permanece na memória esse colinho, mas de facto está ainda aqui, para te acolher assim o queiras, quente e fofo e mais que isso compreensivo e sempre atento!
....Que o regaço de uma mãe é de seus filhos e sempre deles, de forma que no seu colo sempre cabem e  deleitam se confortam e aliviam suas mágoas...

O mesmo toque, o mesmo enlevo, o mesmo encanto, a ternura de te olhar por cima, quando me afirmavas com o olhar que tinhas sono ou fome, ou simplesmente que estavas bem, ou então reclamavas algo, que com o olhar a mãe entende o filho, e eu a ti reconhecia o teu sentir, com tal carinho...!

Como te entendia sem palavras! Articulavas vocábulos que sendo teus eram só nossos, e eu sabia a cada instante a tua vontade, o teu desejo!

 Eras um menino lindo, esperto e atilado! O mais lindo de todos! O meu...,e decerto o meu era o mais lindo como hoje...
O meu menino de ouro, a quem eu cantava os fados que aprendera em estudante e tu sem sobressaltos,  ouvias atentamente  até adormecer sem reclamar....

Por vezes, simplesmente brincavas entretido, num vaivém constante, feliz sem te preocupares com o  tom de voz ou com o  som pouco afinado da cantilena e olhando para mim sorrias tranquilo e calmo...

“O meu menino é de oiro é de oiro fino não façam caso é pequenino…!”
  
  ou então:

“O meu menino é de oiro,
  de oiro é o meu menino.
  Hei-de levá-lo ao céu,
  enquanto for pequenino! “

 (versos de vários autores de fados de Coimbra)

Nesta altura, mais bébé que tu,  dormia no berço, a tua irmã, que crescia a par e passo com o mesmo sentimento de ternura e carinho....
……………………………………………………………………………………..
.... e sem me aperceber o  meu menino cresceu, de repente fez-se homem...
 Já toma banho sozinho, já come a sopa toda,( mas somente quando quer), já não brinca com carrinhos, nem aos cowboys, nem  brinca com  o Lego, já não pinta desenhos no papel, já mora noutra rua, noutro espaço....
Agora já não tem tempo para nada, nem idade para brincar, descobriu novos amores, novos anseios, com eles sonha, e aprendeu a viajar, com eles  vive e procura  ser feliz, sempre   sempre a trabalhar….

...também eu sinto a ausência do colo da minha mãe,…
esse se  é que ele existiu, fugiu-me da memória sem deixar rasto.
 Parece que se esfumou, como se tivesse sido aspirado, como se fosse  etéreo e  mágicamente  tivesse sido evaporado no espaço....
Não me lembro do colo dela, do seu regaço! Tenho saudades desse colo, do seu abraço, de  não ter sequer essa lembrança, porque hoje me seria doce aconchegar-me aí....
Hoje quando a vida me é dura e me  atormenta e me sinto perdida, hoje queria deitar-me no colo da minha mãe!...….

….mas tu, quando quiseres, vem sempre aqui, mesmo que só em pensamento, que o meu colo continua como outrora, vazio mas vivo á tua espera, quente e fofo, e prometo afagar-te os teus cabelos como em menino…,mesmo que seja só em pensamento, que se a nossa alma quer o corpo sente...
.... .. e se fechares os olhos, sentirás também os meus a admirar-te, e a apoiar-te, e os meus braços fracos, mas cheios de força a proteger-te, hoje, como ontem, amanhã, para todo o sempre, como fazia antes…,
….é que uma mãe, quando deseja muito um filho com amor, é muito mais Mãe, e o seu colo é incomensuravelmente maior que todos os colos de outras mães…, e perpetua-se no infinito….
…e eu desejei profundamente ter os meus  filhos ….
...foi tenho a  certeza, o que mais desejei e consegui realizar com todo amor, em toda a minha vida,...

…..no dia em o que desejei, DEUS concedeu-me essa dádiva, exatamente nesses dias, 18 de Março e 11 de Julho…de um ano, e  depois de um outro....
….Primeiro um menino….,
    Depois uma menina…..,
    E haverá coisa mais linda….?
    Ser Mãe e aconchegar para sempre, amorosamente os filhos no regaço, amá-los, e apoia-los, ensiná-los a voar e  depois esperar sempre o seu regresso....,que tudo muda, mas um filho é sempre de sua mãe ...
     Se pudesse eternizar a minha existência  neste enlevo, tudo seria mais fácil, a  minha vida seria um paraíso...e teria um outro encanto...

Sem comentários: