terça-feira, 1 de junho de 2010

Somos maus

Todos, mas mesmo todos sem excepção, somos maus.

Mesmo aqueles que falam com carinho e nunca parecem zangados, que ajudam os pobres todos que podem, que vão á missa aos domingos, cumprimentam as pessoas com  mil sorrisos, dizem não ás guerras e ás drogas, pertencem a uma série de associações humanitárias, dizem sempre "bom dia" ao vizinho, os que  são incapazes de abandonar um animal na rua, dar uma bofetada na mulher, ou num filho, tratar mal  os colegas ou empregados no trabalho, ou seja porque motivo for são incapazes de  recorrer á vilolência, mesmo aqueles que nunca refilam na e da velhice, e  que acham as crianças o melhor do mundo, os que  não fazem assédio no trabalho ou onde quer que seja , e os que olham as crianças como o melhor do mundo. e as ajudam a crescer felizes..., todos ,mas todos sem excepção somos maus.

Todos somos maus, uma maldade que pode não se ver, mas se pressente nas palavras, nas atitudes e procedimentos, ou na indiferença com reagimos perante as situações mais banais.
Quantos descriminam os homossexuais só em silêncio, dizem que os pretos são lindos,  que não são racistas e até casavam os filhos com pretos, e dormem em  lençóis de seda mas ajudam os pobres dando- lhes "grandese faustosas" ceias de Natal, como só se tivesse fome no Natal, e os outros que dormem ao relento porque gostam e são felizes assim, e não fazem um esforço por melhorar a sua qualidade de vida e assim, da sociedade e do país, onde estão inseridos …
Todos somos maus , e não pouco!
Todos os seres  humanos são maus,mesmo muito maus!
Os Homens são maus e sentem  prazer disso só que não se apercebem dos pequenos prazeres que as maldades que fazem lhes proporcionam...Realmente o normal é as pessoas pensarem, que até são boazinhas...,e que até nem fazem nada de mal, apesar de nunca cumprimentarem os vizinhos ....

Também não vale a pena ser-se pouco mau. O homem ou é ou não é mau e por natureza é mau.
Não há pessoas más assim assim.

Queremos constantemente coisas novas e diferentes.
Somos naturalmente insatisfeitos e muito exigentes, orgulhosos, vaidosos,egoistas, lamechas, invejosos, rancorosos, só queremos o que os outros têm, pensamos que tudo o que nos acontece é por culpa dos outros, do tempo, da idade, mas nunca  directamente nossa, e atiramos para cima de alguém ou algo, mesmo que inconscientemente, as culpas das maleitas, das desgraças, das infelicidades do que nos vai acontecendo.
Concluimos sempre, que tudo o que nos acontece de bom é por sorte ou mérito próprio. Mas na verdade, temos que trabalhar e lutar para conseguir atingir essas coisas boas, lutar  muito e nunca desistir. Seria necessário usar essa  mesma força para evitar que a maldade se instalasse nas nossas mentes e dominasse a nossa vontade.
Mau, não é só gatuno ou assassino.
Matar, roubar, furtar, violar ou fazer algum crime desse calibre é terrível e merece castigo, dá direito a prisão. Isso não é ser  mau é muito pior, é ser maquiavélico, delinquente, criminoso... Os Homens conhecem as regras  mundiais  instituidas em cada país contra os crimes, e assim quem os pratica  é punido severamente. Muito bem!

Noutra esfera, ser mau também é, não amar, não cuidar, desprezar, ser indiferente, ser ausente, ser interesseiro, maldizente, provocador, insensível,….ser mau é não ser sincero, ser infiel, é não ter princípios,… é ser como se quer, sem olhar para o lado, olhando só o próprio umbigo. É ser tudo isto e finalmente pensar-se que se é perfeito.

As pessoas movimentam-se na sociedade, semeando sem dar conta, a sua pequena malvadez e, umas mais, outras menos, todas contribuindo para a construção de um mundo cada vez mais egoísta, com valores humanos alterados e gradualmente destruídos, que não são só as guerras de armas, a Máfia, a  ETA, o degelo provocado pela camada de ozono, que destroem o planeta. Nós Homens, porque somos ruins, estamos em surdina, arranjando formas maquiavélicas de destruir lentamente o mundo em que giramos cada vez mais sós, apesar da multidão que inunda o planeta.

Antes que o nosso corpo rance de velhice fisica, tratamos de aniquilar o psíquico, a começar por mim que  também  sou, como todas, uma pessoa má.

…e se eu tentasse melhorar…?
....mas não consigo....
 Sinto uma raiva enorme por tudo o que vejo mal feito, por tudo o que ouço indevido, por todas as mentiras ditas, ou verdades distorcidas,  más acções, atitudes imcompreendidas, e acomodo-me no meu canto sem fazer nada, sem dizer nada ... Fico muda, e sou terrivelmente má com o meu silêncio!
...Então melhorar como?

Sem comentários: